top of page
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Perguntas:

Sobre Psicanálise e sua formação profissional

Concluir o curso de Psicanálise me permite clinicar?

 

Sim. O curso de Psicanálise da SBPE permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista, desde que cumpridas toda a carga horária exigida para a obtenção do diploma.

O Curso tem registro no MEC?

 

 

 

Nenhum curso de Psicanálise é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário porém, é ofertado sim como Especialização Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Por que o Curso é aberto à várias profissões?

 

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois, todos são iguais perante a Lei

Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?

​

​

É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

​

Obs: existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não é regulamentação), por isso cada escola tem sua formação, uma diferente da outra.

OBS: PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE CONSIDERADA SUPERIOR, TECNICA, BACHARELADO, PÓS-GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA SERIA NECESSÁRIO QUE HOUVESSE UMA LEI  FEDERAL REGULAMENTANDO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE, E ATÉ A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE. PORTANTO A FORMAÇÃO É LIVRE, E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.

​

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?

 

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo  Ministério  do  Trabalho  e  Emprego  (CBO     – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Reprisando: pode ser exercida em todo o País.

Quem poderá fazer o curso?

 

 

Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar

O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?

 

Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPE cumpre à risca essa necessidade.

© Copyright 2019   |   SBPE Sete Lagoas MG  |   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS |  

bottom of page